sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

4- Voltagem de pico e Voltagem eficaz

Voltagem e tensão é a mesma coisa!

Vamos supor que quer ligar uma lâmpada de 12V a uma bateria ou a uma pilha que, obviamente terá de ser de 12V também. As baterias e as pilhas debitam tensões e correntes contínuas, (AC), isto é, a tensão na lâmpada é a qualquer momento sempre de 12V.

Agora se fossemos alimentar a mesma lâmpada, com um transformador de 12V, ela daria uma luz mais fraca do que alimentada pela bateria, isto porque o transformador debita tensão alterna, (AC), ou seja, é uma tensão que não é constante, ela cresce a partir de 0 e passa por todos os valores positivos até atingir os 12V, depois começa a decrescer até chegar novamente a 0, e dai vai subir e passar por todos os valores negativos até aos 12V negativos.


E uma tensão que sobe e desce a uma frequência de 50 vezes por segundo, (50Hz) no caso europeu e (60Hz) nalguns outros países.
Assim sendo, a tensão só atinge 12V duas vezes em cada ciclo, o resto do tempo é sempre inferior aos 12V, por isso a lâmpada desenvolve menos potencia do que ligada a uma bateria.
Para que a lâmpada desenvolva a mesma potencia com tensão alterna, do que desenvolveria com tensão continua, teve de se subir um pouco a tensão alterna até ela desenvolver a mesma potencia que a tensão contínua.

A tensão eficaz é uma tensão alterna que desenvolve a mesma potencia que uma tensão contínua.
Quando medimos a tensão nas tomadas das nossas casas, estamos a medir a tensão eficaz, o voltímetro indica 220V porque está preparado para medir essa tensão, porque na realidade a tensão de pico (que é a real) é maior.
Para saber qual é a tensão de pico, conhecendo a tensão eficaz, basta multiplicar a tensão eficaz por 1,41.
Se souber o valor da tensão de pico e quiser saber o valor da tensão eficaz, basta dividir a tensão de pico por 1,41.

Nenhum comentário:

Postar um comentário