sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

3- Transformadores Elétricos



CONCEITO

O transformador é um aparelho estático que transporta energia elétrica, por indução eletromagnética, do primário (entrada) para o secundário (saída). Os valores da tensão e da corrente são alterados, porém, a potência, no caso do transformador ideal1, e a frequência se mantêm inalterados.

COMPONENTES CONSTRUTIVOS

Os transformadores são constituídos, basicamente, de uma parte ativa e de acessórios complementares.

1 Parte ativa
Compreende as bobinas (enrolamentos do primário e do secundário) e o núcleo ferromagnético. Para que haja um funcionamento eficaz, é necessário que seus componentes sejam prensados e devidamente calçados, a fim de suportarem as mais diferentes condições ambientais a que são submetidos.
Os enrolamentos são constituídos de fios de cobre, de seção retangular ou circular, isolados com esmalte ou papel. Os enrolamentos de BT e AT (Figura 1.3) normalmente são concêntricos, onde a BT ocupa a parte interna e a AT a parte externa, sendo estes fracionados em bobinas de menor número de espiras, chamadas “panquecas”, por motivo de isolação, facilidade de manutenção e retirada das derivações para
conexão ao comutador.


2.Acessórios complementares

a) Tanque
Mostrado na Figura 1.4, serve de invólucro da parte ativa e do líquido isolante. Nele encontramos os suportes para fixação em postes, ganchos e olhais de suspensão, tampa de inspeção, conector de aterramento, fios de passagem das buchas, placa de identificação, radiadores, dispositivos de drenagem e amostragem do líquido isolante, visor de nível do óleo, etc.

b) Buchas
São dispositivos que permitem a passagem dos condutores constituintes dos enrolamentos para o meio externo (redes elétricas), são constituídos de corpo isolante (porcelana), condutor passante (cobre ou latão), terminal (bronze ou latão) e vedações (borracha e papelão).

    1. tanque de um transformador.




Fio Neutro e fase: O Fio neutro, possui uma carga inferior que o Fio Fase, e como os Disjuntores, ou os antigos fusíveis, são dimensionados para determinadas resistencias máximas, o Fio Neutro, nunca faria uma chave de controle de energia cair, por isso que é utilizado o Fio Fase nos Disjuntores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário